segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Ex-morador da favela Vila Ideal em Caxias grava vídeo com câmera escondida, de traficantes fortemente armados





Ex-morador gravou vídeo com câmera escondida, na Favela Vila Ideal.
Os criminosos são flagrados com vários fuzis, de diversos calibres.



Imagens gravadas por uma câmera escondida mostram traficantes foragidos da polícia e com armas de guerra circulando livremente pelas ruas da Favela Vila Ideal, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. E bem perto de um batalhão da Polícia Militar. Os homens armados rondam a região durante o dia e a noite.


O vídeo foi registrado por um ex-morador da Favela Vila Ideal. Durante três meses, ele acompanhou a rotina dos traficantes que dominam a comunidade.

ASSISTA O VÍDEO NO SITE G1
hhttp://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1319804-7823-BANDIDOS+SAO+FLAGRADOS+COM+ARMAS+DE+GUERRA+NA+BAIXADA+FLUMINENSE,00.html
Os criminosos são flagrados com vários fuzis, de diversos calibres. Nas imagens, os traficantes exibem pistolas, uma delas dourada. Tudo isso em meio a trabalhadores e crianças. O ex-morador, cuja identidade foi preservada, disse que não suportou mais conviver com tanta violência.
“É traficante na porta da sua casa o dia todo, armado, entendeu? Isso passa para as crianças, por quê? Vai crescendo vendo aquilo ali, então, eu não quero isso pro meu filho. Por isso eu me mudei dali”, disse o morador.

A Favela Vila Ideal é uma das maiores da Baixada Fluminense. A comunidade está localizada no centro de Duque de Caxias, ao lado da rodoviária e a apenas um quilômetro e meio do batalhão de Polícia Militar da cidade.

Poder de fogoAlém da facilidade com que os traficantes circulam armados, chama a atenção o poder de fogo dos criminosos. Segundo especialistas, algumas armas são semelhantes às usadas nas guerras do Iraque e do Afeganistão. É o caso de uma metralhadora. Muitas vezes, ela aparece nas imagens em cima de uma mesa apontada para uma das entradas da favela.

Em outro flagrante, a metralhadora é carregada por um criminoso.

“As armas desse tipo causam surpresa nesse ambiente, porque não se esperam que armas utilizadas em guerra sejam vistas em contexto urbano”, disse Tiago Rodrigues, especialista em conflitos internacionais.

O tráfico de drogas na favela é comandado por um homem que já foi identificado. O Disque-Denúncia recebeu mais de cem ligações com informações sobre ele.

“Há um clima difícil. Há um clima insuportável de violência. Há um clima latente de agressão às pessoas. Isso é que tem nos transmitido as informações da população na área. Cabe agora às investigações tirar esse individuo de circulação, a população tem ajudado”, disse o coordenador do Disque-Denúncia, Zeca Borges.

Facilidade na chegada de armasA polícia afirma que os traficantes são bem armados porque há facilidade na chegada das armas, já que a favela fica na entrada da Região Metropolitana do Rio: “É uma localidade de grande importância e onde a polícia deve fazer alguns planejamentos futuros e também operações na região visando prender marginais envolvidos com o tráfico”, explicou Ronaldo Oliveria, diretor de policiamento da capital/RJ.

O ex-morador disse porque resolveu fazer a denúncia. “Perdi o medo agora, depois de dez anos eu perdi o medo agora. Porque eu não to aguentando mais”, disse.

A Polícia Militar informou que mantém um setor de inteligência para planejar futuras operações. A PM confirmou que já recebeu informações do Disque-Denúncia sobre a ação dos traficantes no local.

fonte:g1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário